sexta-feira, 13 de abril de 2012

1° Biodigestor do Projeto Saúde e Segurança Instalado na Casa de Participante do Gol.D Lutadores I

No último dia 03 do mês de Abril , foi instalado o primeiro Biodigestor do Projeto Saúde e Segurança Alimentar na Casa de uma participante do Gol.D Lutadores I , do Carrego Barra do Engano.
Para entender melhor o que são e para que servem os biodigestores, vamos começar traduzindo a palavra biodigestão: bios, vem do grego e significa vida, já digestione foi extraído do latim, e quer dizer digestão ou decomposição. Cientificamente, biodigestão é o nome atribuído ao processo de transformação, decomposição ou degradação de substâncias orgânicas, sejam elas de origem animal ou vegetal, realizada por seres vivos, como microrganismos, por exemplo, ou até mesmo o homem.
O processo de fermentação que ocorre no interior dos biodigestores é o mesmo usado para fabricar vinho, cerveja, vinagre e outras substâncias. A diferença é que nestes casos, para realizar esse trabalho as bactérias necessitam de oxigênio, portanto são chamadas de aeróbias. Já as anaeróbias, só trabalham na ausência de oxigênio. São bactérias que sobrevivem nos intestinos dos animais, por exemplo, sendo as responsáveis pela fermentação dos excrementos.  O trabalho com a instalação de Biodigestores ainda vai beneficiar outros membros do Gol.d Lutadores I e II , e uma boa parte da comunidade da Barra do Engano.
  

2 comentários:

  1. A utilização do biodigestor nas comunidades rurais é uma ótima iniciativa para contribuir com a preservação ambiental, além de oferecer uma fonte de energia renovável (biogás) e o biofertilizante. Essa tecnologia inovadora, sem dúvidas, tem muito a contribuir com a realidade local das famílias.
    Thallita Sena

    ResponderExcluir
  2. fico extremamente feliz em ver q os projetos estão a cada dia beneficiando as famílias, principalmente do Engano, onde tenho um carinho em especial pelas pessoas. Q deus ilumine p q possam continuar fazendo o bem e lutando pela justiça, como sempre, saudades!

    ResponderExcluir